
Fazer um bom currículo não significa garantia de ganhar a vaga em uma empresa, mas sem dúvidas, é fundamental pra que você seja selecionado na primeira etapa.
Não deixe de perder alguns minutos com a formatação. O currículo também segue o ditado: "a primeira impressão é a que fica". Se estiver mal feito, com informações jogadas, esquece!
A pessoa que recebe seu currículo, de ínicio apenas analisa por alguns segundos o que está escrito, ou seja, de uma forma bem rápida. Por isso ter informações claras sobre sua formação e experiência é fundamental.
Lembre-se de que o primeiro contato, na sua maioria, é com alguém do RH e não da área técnica.
Se você souber os requisitos necessários para a vaga, ressalte suas habilidades e experiências relacionadas com eles."O profissional deve chamar a atenção do avaliador e despertar interesse para uma entrevista técnica", diz Fátima Domingues, da Manager.
"O ideal é ter dois currículos, um sucinto e específico para vagas mais definidas e outro mais genérico e maior para enviar às empresas em geral", diz Marcelo Braga, da consultoria em Recursos Humanos Search. Ele cita também a informação sobre a fluência em língua estrangeira como uma zona de perigo. Mentir no currículo é muito ruim para o profissional, mas nesse caso é ainda pior, pois numa primeira entrevista a mentira será descoberta. "O melhor é ser sincero e poupar o tempo do candidato e do selecionador", diz.
Assim como as mentiras, a pretensão salarial também está vetada. Nem pense em incluir no currículo o quanto quer ganhar, ao menos que sejam pedidos no processo de seleção.
Isso também vale para a famosa foto 3x4. Nunca descartei currículos por causa disso, mas também nunca entendi o porquê da foto. A empresa está interessa em suas competências e habilidades, e não na sua aparência. Só envie se realmente for solicitado e nesse caso, coloque uma foto séria.
Antes de começar a produzir o seu currículo, esteja certo do seu objetivo profissional. "Faça uma avaliação prévia do papel que pretende desempenhar na empresa", diz Irene Azevedo, sócia associada da Kienbaum — Keseberg & Partner. E quando souber seja muito claro ao descrevê-lo no currículo.

Quando vou selecionar alguns currículos para estágio, seleciono de primeira aqueles que têm uma boa apresentação, pois são os que mais demonstram interesse pela vaga.
A apresentação faz com que o recebimento do currículo não seja "frio" e mostra em poucas palavras o que você faz e quais são seus objetivos. Ela deve ser enviada no corpo de e-mail, enquanto o currículo vai em anexo.
Obs: Não envie o currículo no corpo de e-mail, há grandes chances dele ser descartado. Eu não costumo currículos que são enviados dessa maneira! Já deleto. Tenho a impressão que foi Ctrl+C + Ctrl+V.
Se tiver dúvidas de como iniciar a apresentação, responda as quatro perguntas básicas: "Quem é você?" "O que faz?" "Como ficou sabendo da vaga?" "Por que está se canditando?"
Você também pode optar por uma apresentação menor, como no exemplo abaixo:
Prezada Sra. 'Y',
Envio em anexo meu currículo para sua análise, referente a vaga 'x'.
Quanto ao título, não há necessidade de escrever "Currículo" ou "Curriculum Vitae". Coloque seu nome como título.
Boas apresentações são breves, claras e ao mesmo tempo abrangentes.
Importante: Quando preencher currículos on line (em sites de emprego), escolha as palavras textos importantes ao preencher o site. Valorize-se!

Segue abaixo um link que poderá ser bastante útil para elaboração de seu currículo:
Como fazer um currículo: excessos comprometem busca pela vaga
Sucesso para vocês!
[Parte desse texto foi retirado da revista INFO de abril de 2007 e março de 2008]