domingo, 13 de junho de 2010

Um visita especial ao Nosso Lar!



Neste sábado, me reuni com um grupo de amigos para visitar um asilo. A idéia dessa prática surgiu há alguns anos, da qual procuramos seguir rigorosamente fazendo pelo menos uma visita por ano em alguma Instituição Assistencial de Idosos.

O motivo? Com certeza vocês vão entender até o final dessa matéria.

A sugestão desse ano foi a Instituição Nosso Lar, em Santo André/SP.

Sabe o que mais me surpreendeu nessa visita? Ao entrar lá tive a sensação de que em algum momento já havia entrado naquele ambiente e me intrigava saber por qual ocasião estive lá, ou se tratava-se apenas de um dèjavu. Logo, seguindo pelas instalações percebi que realmente alguns anos atrás estive lá visitando meu avô!

E foi muito bom saber que estava retornando ali, por um outro motivo. Um motivo que não se tratava de um dever ou uma obrigação.


Costumo ouvir muitas pessoas falarem que não se conformam de como uma família poderia abandonar um idoso em um abrigo. E sabe, eu também. Mas sei que existem suas exceções e meu avô não fugiu delas. Infelizmente ele sofria de uma doença da qual não permitia que minha avó cuidasse dele ou que pagasse uma enfermeira 24h e queríamos vê-lo bem, bem cuidado e cheio de atenções. E hoje mais do que nunca sei porque minha família escolheu o Nosso Lar para meu avô ficar.

Na verdade, pagamos uma enfermeira durante alguns meses e tentamos manter essa situação o máximo de tempo possível. Eu era mais nova e não me lembro com detalhes a ordem dos fatos naquela época.

Lembro-me apenas que eu ia cheia de felicidade visitar meu avô e que independente do sofrimento que ele passava, eu estava ali quase que todos os dias ao lado dele, ouvindo suas lamentações e suas histórias inventadas. As vezes uma sensação de tristeza me invadia, mas eu entendia que isso não se passava de mais uma prova em nossas vidas. Claro que, sem dúvidas, eu preferia vê-lo em casa, brincando com a gente, rindo, contando piadas, pintando quadros maravilhosos... até hoje eu lembro das gargalhadas dele!


Sabe, as vezes acredito que por meu vô ter ficado em um abrigo eu passei a valorizar mais a velhice e mais ainda aquelas outras centenas de idosos que ficavam ali sozinhos, sem uma visita de um familiar.

A casa filantrópica, que abriga mais de 100 idosos é totalmente adequada às normas de vigilância sanitária. Estão no asilo, senhores e senhoras provenientes de famílias de baixa renda ou sem renda nenhuma, todos sem aposentadoria e alguns, inclusive, sem familiares...

Para muitos, ir a um asilo visitar esses queridos velhinhos é uma atividade muito entediante e chata. Afinal, para que serve a perda de tempo indo visitar pessoas que você nem conhece? Que vão te ocupar com histórias sobre a vida? Que vão reclamar? Ou que vão ficar te dando mil beijos e abraços? Que vão falar com você e você não vai entender nada? Enfim, muitos são os motivos inventados para não ir até um asilo.

Porém, para ir não é preciso inventar motivos nenhum...Basta ter muito amor no coração e entender que um dia também seremos velhos e ficaremos numa situação igual ou parecida: vamos querer contar histórias, falar sobre a vida, reclamar sobre tudo que nos incomoda e o que não incomoda, vamos querer atenção de pessoas conhecidas e desconhecidas.

Para aqueles idosos que felizmente vivem ao lado de sua família, sabemos que a carência é menor porém, aqueles que estão em um abrigo muitas vezes “sozinhos” a situação é diferente. E como a família não pode fazer esse papel de visitante, seja por abandono, seja por não valorizar o idoso ou mesmo quando o idoso não tem uma família, cabe a nós da sociedade sermos participativos nesse gesto. Não custa nada! É de graça e não dói.

E quer saber de mais uma coisa?
A sensação depois da visita é muito boa, pois nada paga todos os sorrisos que recebemos, os abraços, os beijos e as conversas mesmo quando não compreendidas. Esqueça aquela história de que visitar um asilo é triste... Isso somos nós quem decidimos. Temos que aprender a ver o outro lado.


Voltando a falar um pouco mais sobre o Nosso Lar, o abrigo sobrevive de doações da população e de uma verba doada pelo governo. Toda parte administrativa trabalha voluntariamente, ou seja, não recebe nada pelo trabalho.
Os gastos do asilo ultrapassam os 100 mil reais por mês e por isso todas doações são bem-vindas. Se você tem roupas ou móveis que não utiliza mais,ou até mesmo aquele aparelho que está com um defeitinho, pode doar !

O Nosso Lar existe há mais de 50 anos. Alguns idosos estão lá há mais de 25 anos...!
Um dado surpreendente perto dos números apontados por pesquisas que dizem que um idoso após ir para o asilo vive em média somente mais dois anos.

O Asilo preza a qualidade de seus abrigados e procura trazer muita felicidade à eles, trabalhando com programações diferenciadas: concurso de Miss/Mister, passeios de pesca, festas, etc.

Que tal procurar uma instituição perto da sua casa e praticar esse gesto tão belo?Eu e meus amigos já estamos praticando esse gesto.

Para aqueles que tiverem interesse em ajudar ou visitar o Nosso Lar, segue abaixo as informações:

INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL NOSSO LAR – Centro de Valorização do Idoso
Rua Francisco Ferreira, 59 - Vila Linda, Santo André/SP – (11) 4453-7766 / 4971-9330

Um comentário:

Bete disse...

Q post lindo, sensível... parabéns
Tenho o maior prazer em fazer doações a esta instituição. Td q não quero, mando pro Bazar do Nosso Lar.
Bete, Santo André