sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Bahia é lider no Nordeste!



Nem Ceará, nem Pernambuco. A Bahia desbancou todos os Estados do Nordeste e é líder absoluta na atração de visitantes na região. A informação é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e foi divulgada em 06/01 ao trade de Salvador (BA) pelo secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e pela presidente da Bahiatursa, Emília Salvador.

De acordo com o relatório, a Bahia conquistou 9,052 milhões de turistas em 2008. O número de visitantes de outras regiões brasileiras que foram ao Estado foi de 4,081 milhões. Os estrangeiros desembarcaram na Bahia em um número de 514 mil no mesmo período, o que representa uma participação de 5,7% do fluxo global. “Isso coloca a Bahia em uma posição privilegiada, uma vez que no Brasil a média de visitantes de outros países chega a 3,9%”, ressaltou Leonelli.

O número de baianos viajando no próprio Estado também representa uma fatia significativa no segmento. No documento elaborado pela Fipe, consta que a participação local no fluxo nacional é de 52,2%. Entre os turistas que vêm de outros Estados para a Bahia, os principais destaques são para os mineiros, com 1,26 milhão de visitantes, e os paulistas, com 1,22 milhão.

Cantada em prosa e verso, a Bahia é, decididamente, a Terra da Felicidade, como a descreveu Ary Barroso, na música Na Baixa do Sapateiro.

Mas porque será que a Bahia encantou a encanta a tanta gente?
A resposta só pode ser dada por quem conhece a Bahia, suas belezas naturais, mas também a sua cultura e a sua gente, frutos da miscigenação do índio, do europeu e do africano, que aqui se ligaram, gerando uma energia mágica, envolvente e misteriosa.

Não foram poucos os que tentam traduzir em palavras essa magia. O certo é que a Bahia é tudo que já falaram dela e muito mais. Se for possível sintetizar esse sentimento a palavra mais próxima seria diversidade. A Bahia é indígena, negra, branca, mulata, cafusa e mameluca. É católica, evangélica e também dos cultos afro-descendente, do candomblé e das 365 igrejas, é de toda fé. A Bahia é pop, é reggae, é rock e axé. É barroca, neoclássica e moderna. É sol e mar e também do sertão. Da Cidade Alta e Baixa e é rural. É de rapel, mas também do golfe, do canyoning, da canoagem e do mergulho. Enfim, a Bahia é muito mais!

Por tudo isso, é que os baianos vivem a repetir o simbólico verso de Dorival Caymmi: Você já foi a Bahia, nega? Não, então vá, então vá, então vá...




Fonte: Panrotas - Noticia publicada em 06/01/2010 e Site da Bahia
Texto adaptado por Ana Claudia Maltempi

Nenhum comentário: