quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

De resto, a vida continua!

Boa noite!

Em nome da turma de hotelaria do noturno quero agradecer a todos que estão aqui hoje compartilhando esse momento tão especial em nossas vidas.


Hoje, oficialmente, completamos uma etapa em nossas vidas, talvez uma das mais importantes. E em primeiro lugar nossos agradecimentos vão á vocês, queridos professores, que tanto nos ensinaram. Uma parte de nosso sucesso sem dúvida, será sempre em gratidão à vocês: pelo conhecimento, pela paciência, pelo prazer e pelo amor que vocês tem em trazer sabedoria para nós.

Aqui ao meu lado, eu tenho uma grande mestre. Existem pessoas que passam pela nossa vida e vão muito além do papel que deveriam cumprir. Essa mulher que está aqui do meu lado hoje, é um exemplo de professora e é ela aquela pessoa que a gente nunca vai esquecer. Ela é o exemplo de dedicação, de amor, de mãe, de companhia, de paciência, de carisma, de personalidade e de professora mesmo. Quem dera se todos os professores que passaram pela nossa vida, fossem com ela. Ela é querida mesmo, tanto que não é por acaso que ela está aqui hoje. Claudia, muito obrigada por tudo.

Agora aos meus amigos, eu tenho muito o que dizer.



Hoje eu assisti um filme que chama Divã, não sei se todos tiveram oportunidade de assistir mas eu aprendi uma coisa muito legal com ele:

A gente passa anos das nossas vidas em busca de uma definição. A profissão é umas das definições que nós buscamos pra nossa vida. E depois de quatro anos estudando aqui, nós descobrimos que não há definição. Depois que a gente se forma a gente entende que não existe uma portinha certa, uma mapa, um livro de regras, fórmulas mágicas.


Eu lembro quando entramos na faculdade e tínhamos o costume de falar: SENAC é mais… é mais longe, mais caro… Mas como valeu a pena esse mais! Nós estamos formados em uma das faculdades mais … mais conceituadas de hotelaria.

O que é mais engraçado de estar formado em hotelaria, é quando alguém te pergunta o que faz um hoteleiro, onde pode trabalhar um hoteleiro se não for em um hotel. E muitas a gente fica com aquela cara de interrogação mais do que a da pessoa que perguntou pra gente.

Além disso, ser hoteleiro é mais… é mais que limpar um quarto, é mais que ser recepcionista, é mais que servir um hóspede. Nossa formação não se restringe em trabalhar em um hotel. Somos formados em hospitalidade.

E ela é fundamental em todas as áreas de uma empresa, não apenas nos canais de atendimento e relacionamento com clientes.

Hospitalidade é antes de mais nada uma disposição da alma, aberta e irrestrita. Não há um consenso único sobre o que ela significa, mas é o nome geral para todas as nossas relações com o outro.

A hospitalidade transforma: estranhos em conhecidos, inimigos em amigos, amigos em melhores amigos, forasteiros em pessoas íntimas, não-parentes em parentes.




A hospitalidade é relacionamento. E relacionamento é a base de tudo.
Se não houver um bom relacionamento, nada mais pra frente.

E aos que estão meu ouvindo agora, eu digo: contrate um hoteleiro.
Valorize essa profissão.


Pode não parecer mas, estudar hospitalidade é tão válido intelectualmente quanto o estudo de qualquer outra área das relações humanas. Afinal, não é a toa que ela é considerada a profissão do futuro.

Nós somos o futuro.
Portanto, acreditem: nós fizemos a escolha certa.

Sabe o que é mais engraçado de estar formado? É descobrir que nós nunca vamos estar prontos. E como disse a personagem do filme, e essa frase que eu vou levar como lema pra minha vida e eu espero sempre poder dizê-la é:

Agora eu sei... se tive problema um dia, não foi por falta de felicidade. Não foi mesmo.


Só pra terminar. Nós temos mais um agradecimento a fazer.
Acredito que o maior e mais digno de todos.

Um agradecimento não exclusivamente aos pais, mas incluo aqui todas aquelas pessoas que acompanharam nossa trajetória e que foram nossos pais quando os nossos não puderam ser. Porque nós sabemos que vocês sacrificaram seus sonhos para realização dos nossos sonhos. Encontrar uma palavra pra dizer agora pra vocês é quase impossível. Mas encontrei duas: MUITO OBRIGADO! NÓS AMAMOS VOCÊS!

Porque o que importa não é o que você tem na vida, e sim, quem você tem na vida.

Essa nossa vitória é pra vocês. E temos a certeza que vocês ainda terão muitos motivos para se orgulhar de nós. Afinal, depois desses quatro anos, nós somos mais... muito mais do que vocês imaginam.


Obrigada!



Foi assim o meu discurso no dia 14/12 na colação oficial da minha formatura.

Para aqueles que ainda não sabem, em junho terminei minha universidade.
Agora sou Bacharel em Hotelaria.

A universidade somou muito em minha vida e além de questões pessoais e profissionais ganhei muitos amigos (mas isso fica pro próximo post).

Até lá!

Beijos!

Post by_ Ana Claudia Maltempi

Confiram algumas fotinhos:





Um comentário:

Anônimo disse...

Ah! concordo plenamento que nesta foto estou gatão! hahaha