quinta-feira, 23 de junho de 2011

As dez cidades mais felizes do mundo!



"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."


É com essas palavras de Augusto Cury que inicio o post de hoje.

A revista Forbes, divulgou ano passado uma lista das dez cidades mais felizes do mundo. Essa relação foi eladorada em função dos dados de uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa de mercado GfK Custom Research North America e pelo consultor Simon Anholt, na qual ouviram dez mil pessoas de 20 países.

Dá pra acreditar que o Brasil está no topo da lista? Sim, Rio de Janeiro foi considerada a cidade mais feliz do mundo. Como uma boa apreciadora do meu país, eu me sinto muito feliz com esse resultado. Apesar de toda violência que vemos no Rio de Janeiro, a cidade ainda tem milhares de motivos que nos fazem sorrir. É... o bem as vezes vence o mal! (risos)

Querem conferir a lista completa?
Segue abaixo:

1º lugar: Rio de Janeiro, Brasil



As belezas naturais, as festas conhecidas mundo afora, como o Carnaval, as músicas e a hospitalidade do povo brasileiro fizeram o Rio vencer a pesquisa da cidade mais feliz do mundo.

2º lugar: Sydney, Austrália



Conhecida por suas praias e sua Opera House. A área metropolitana é rodeada por parques nacionais, e contém muitas baías, rios e enseadas.

"É um lugar onde todos gostariam de ir" - diz o consultor Simon Anholt, um dos colaboradores da pesquisa.

3º lugar: Barcelona, Espanha



Vida cultural intensa, tempo quente e um dos melhores times de futebol do mundo são as principais atrações de Barcelona. Anholt chama barcelona de "a clássica cidade mediterrânea".

4º lugar: Amsterdã, Holanda




A chique metrópole holandesa é percebida pelos entrevistados como muito feliz. E o uso de drogas está subentendido nessa idéia de felicidade.

"Muitos de nossos entrevistados são jovens. Amsterdã é feliz, imagino, porque presume-se que as pessoas se divertem o tempo todo. É sexo, drogas e rock'n'roll" - explica Anholt.

5º lugar: Melbourne, Austrália



Esta outa cidade australiana é o maior centro de arte e educação e entrou para o ranking pelo carinho que as pessoas têm pelos australianos.

"As pessoas sabem que a cidade fica na Austrália e que lá está cheio de australianos. Logo, deve ser divertida" - disse o consultor.

6º lugar: Madri, Espanha



A capital espanhola entra para a lista por sua cultura vibrante e o alto padrão de vida. Madri é considerada uma surpresa para Anholt, levando também em conta a ausência de cidades italianas como Milão.

"É interessante perceber que os espanhóis parecem ser mais felizes do que os italianos. Eu acho os espanhóis mais soturnos" - defendeu Anholt.

7º lugar: São Francisco, Estados Unidos




São Francisco entrou para a lista por parecer a mais divertida das cidades americanas, associada à imagem do orgulho gay.

8º lugar: Roma, Itália



A história antiga encontra a sofisticação moderna em Roma, e todo o mundo ama.Ancient history meets modern sophistication in Rome, and the rest of the world loves it. As pessoas associam a Itália a ser relaxado e estiloso.

9º lugar: Paris, França



Paris, te amo! E muitas pessoas concordam.

Paris é a cidade mais adorada do planeta - afirmou Anholt - As pessoas acham que é tão bonita, tão encantadora, deve também ser feliz.

10º lugar: Buenos Aires, Argentina



Buenos Aires está na lista provavelmente por sua proximidade com o Rio, a primeira do ranking.

"É uma versão levemente diluída do Rio. Acredito que as pessoas saibam menos de Buenos Aires do que do Rio. Talvez nem saibam que fica na Argentina, mas sabem que fica na América do Sul."

Apesar de eu não concordar muito com os comentários de Anholt, acredito que a pesquisa foi super interessante.

Agora só me falta ir conhecer esse lugares! (risos)

Fonte: Forbes (02/09/2009) / O Globo (02/09/2009)
*Texto adaptado por Ana Maltempi.

Um comentário:

Renata disse...

Só uma observação, o texto acima é de Fernando Pessoa, Augusto Cury copiou...