sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Namoro na internet. Será que dá certo?

"É possível sim se apaixonar por idéias inventadas, sem dono, ou cujo dono não é o mesmo corpo que as teclas no microcomputador. Podemos inventar uma outra identidade ou utilizar frases de outras pessoas. Vivemos numa nova era, onde encontrar-se no cyberespaço, trocar idéias com pessoas do outro lado do mundo sem nunca tê-las encontrado fisicamente, fazer sexo e apaixonar-se através de um chat não é mais ficção-científica. É realidade", diz Lídia Weber, professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) da disciplina "Relacionamento Amoroso: Teoria e Pesquisa" e doutora em Psicologia pela USP.



Resolvi pesquisar sobre o assunto, me cadastrando em sites de namoro... Pensei que demoraria dias pra escrever essa matéria, porque ver tudo na pratica demanda tempo.

Não fugindo da minha atual opinião, não achei graça nenhuma em me cadastrar nesse tipo de site, além do mais quase tudo é pago. Consegui conversar apenas com um homem das pelo menos 20 tentativas que fiz para entrar em contato com outras pessoas. Cada clique, caía em uma página para eu assinar o site.

Eu não posso negar que a internet é um bom canal de relacionamento. Compreendo que Orkut e MSN podem dar algum resultado mas esses sites são estranhos... Será que eu estou sendo antiquada demais?


Nunca gostei dessa maneira moderníssima de encontrar uma companhia. Mas sabe que depois de alguns minutos de estar cadastrada no site eu até que gostei?! Fiz amizade com um cara de 34 anos e ele pareceu ser bem sincero. Perguntei a ele porque ele se cadastrou no site e ele me disse que pretendia encontrar uma namorada e quem sabe a futura a esposa.

Achei dramático demais, mas resolvi continuar com a troca de e-mails e então perguntei se ele acreditava nesse tipo de site e se realmente acreditava que poderia encontrar a pessoa certa na internet. Ele me respondeu exatamente assim: “Bom vale a pena tentar né?? Vai que ache...eu acho legal pra conhecer pessoas, sou meio tímido, mas tb não fico só no computador..acho q é por ai..rsrsrs”

Quando o questionei sobre o que ele pensava de pessoas que poderiam entrar no site e não serem honestas, principalmente do ponto de vista: homem com mulher, ele me disse que as mulheres precisam ficar espertas, pedir um telefone fixo, pegar MSN, ver a pessoa na webcam e se for pra marcar um encontro, que seja em lugares movimentados. Ele finalizou dizendo: “Esse tipo de procedimento não elimina o risco, mas diminui”.

Meninas, guardem essa dica!!!

Para a psicóloga Lidia Weber, as relações "virtuais" não substituem os encontros físicos nem as viagens. Podem sim auxiliá-las na preparação. "Não temos a resposta certa (e estamos numa era em que não existe somente uma resposta correta...), mas nos casos de encontros amorosos, eles podem dar certo ou não, podem ser muito bons ou dramáticos. E podem ser também muito lúdicos e cheios de sonhos. Ou pesadelos", observa ela.


Meu primeiro namorado eu conheci no Orkut... Nossa, fiquei apaixonada! Amava imensamente aquele menino. Eu tinha 18 anos e ele 16 (... um bebê ainda). Mas só aceitei ele no Orkut porque ele era amigo de um amigo... e quando é assim, mais seguro né?

Acredito que o principal problema dos sites de relacionamento é a mentira. Em um mundo em que existem tantas pessoas interesseiras, tantas pessoas loucas, como acreditar em uma pessoa que você nunca viu? Se iludir com uma mentira? Correr um risco? Até que ponto vale a pena?

Talvez nesse post você encontre algumas respostas para essas perguntas.

Nem sempre tudo o que se escreve em bate-papos é verdade. Quando for conversar com alguém não de informações muito pessoais e nem endereço de sua casa, pois do outro lado da tela a pessoa pode estar inventando um personagem, passando o tempo, não respeitando a pessoa que está em busca de um relacionamento do verdade. É fato que existe o lado bom também mas, claro que, somente quando exsite a verdade por ambas partes.


Voltando a minha experiência, eu soube preservar algumas informações particulares nos primeiros contatos... no primeiro telefonema e até mesmo no primeiro encontro.

Foi paixão mesmo... E deu namoro. Mas sabe como é paixão: acaba.
Foi tudo muito rápido... a gente não se conhecia direito... conheci a família dele dois dias depois do primeiro encontro. Sim, tudo muito legal! Vivi intensamente todos os momentos, fui muito feliz mas nossos gênios não batiam, e então vieram as brigas... o ciúmes e quase a loucura. Então, terminei. Eu era mais velha, buscava outras coisas, queria viver outros momentos.

Confesso que agradeço imensamente ele pela companhia, pela compreensão e afinal, momentos bons devem sempre continuar gravados.


Depois disso, tive certeza que relacionamentos na internet não são tão simples como parecem ser. Conheço pessoas que estão juntas hoje graças ao famoso bate-papo, e quem bom que deu certo né? Na próxima oportunidade que eu encontrá-las, irei perguntar como tudo aconteceu. (risos)

Será que as pessoas têm acessado sites de relacionamentos porque acreditam que não encontrariam sua alma gêmea em uma balada ou barzinho? [vou parar pra pensar]

Para o neurologista, psicoterapeuta e professor da disciplina de Propedêutica do curso de Medicina da UFPR, Mário Negrão, é preciso considerar quatro pontos de vista sobre o namoro virtual: a adaptação, a intenção, o encontro e a verdade.

E não é que ele tem razão?

Primeiro precisamos nos adaptar a essa realidade: namoro na internet não é anormal.
Depois é preciso ver a intenção: Sair por aí desesperado em busca de alguém pode ser decepcionante, mas iniciar com uma amizade, sem querer você pode encontrar a pessoa certa pra você.
E por fim, o encontro e a verdade. Portanto, se entrou na onda de um relacionamento pela internet, seja honesto do começo ao fim... Às vezes não dá pra voltar atrás em uma mentira.

Amanhã vou postar uma matéria que li sobre Dez coisas que você precisa saber sobre namoro na internet.

Não deixem de passar aqui pra ler.

***Ah! Já excluí meu cadastro no site de relacionamentos. Acho que não seria uma boa me manter lá. Continuo a favor de conhecer pessoas da maneira mais tradicional, é muito mais gostoso!

Beijos e até amanhã!

Texto: Ana Cláudia Maltempi

Nenhum comentário: