domingo, 2 de agosto de 2009

Turismo Espacial


Passou hoje no Fantástico uma matéria sobre um jornalista brasileiro que participará da primeira viagem de turismo fora da atmosfera!

O preço?! 400 mil reais!

É o treinamento de uma estréia que vai acontecer em 2010.

Trinta mil já assinaram que querem ir, querem experimentar o espaço, ver a gravidade zero. Eu sou um dos primeiros cem”, contou o jornalista Wilson da Silva.

Além do jornalista brasileiro, o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté,também irá para fora da atmosfera e segundo ele, com uma "missão poética e social".

Guy foi a sétima pessoa a pagar para fazer turismo na Estação Espacial Internacional. Uma viagem de 12 dias custa 35 milhões de dólares. Antes dele, a maioria dos "turistas" eram magnatas do mundo empresarial ou tecnológico.

"Não sou cientista, não sou médico, não sou engenheiro, sou artista. Sou um criador, e tentarei fazer e cumprir esta missão com minha capacidade criativa e com o que a vida me deu como ferramenta", disse ele numa entrevista coletiva em Houston, transmitida pela Nasa. Ele disse que buscará se inspirar ao máximo no ambiente da microgravidade, e que pretende conscientizar as pessoas para o papel essencial da água para a vida da Terra. "A água é um recurso vital para um ser humano, e infelizmente está posta em perigo", afirmou ele.

"No futuro próximo, há um problema real diante de nós a respeito do acesso à água limpa. Esta já é a principal causa de mortes existente no planeta..., então me dou a missão de falar sobre isso", afirmou o empresário, pai de cinco filhos, de 2 a 12 anos de idade.

A Estação Espacial Internacional, será o maior complexo orbital de todos os tempos.

O criador do projeto é o britânico Richard Branson. Ele conta que ainda serão feitos muitos testes, porque “todo mundo tem que ter passagem de volta”. “Esse é o futuro do turismo espacial”, disse Branson. “Por alguns anos, esse vai ser o meio mais usado pra se chegar ao espaço”. A perspectiva é que após o início da operação o preço caia pela metade. O sonho dele é, no futuro, poder levar turistas à Lua.

Os aviões que irão carregar a nave com os turistas espaciais já estão prontos. A primeira exibição pública foi feita nos Estados Unidos para cerca de 200 mil pessoas na cidade de Oshkosh. Os aviões podem voar a 18 mil metros de altitude e são feitos quase integralmente de um material plástico levíssimo e super-resistente.

No mesmo festival de aviação em que os aviões foram expostos o público também pode observar um carro que vira avião. Carro-voador já existia em 1949, mas o atual tem uma grande vantagem. “O aerocarro levava 20 minutos pra se transformar em avião. Era mais fácil pegar um táxi. Nós fazemos a conversão em 30 segundos”, explica Carl Dietrich, doutor em aeronáutica por uma das melhores universidades dos Estados Unidos e projetor do modelo atual. O novo carro-voador chega ao mercado em dois anos e vai custar quase R$ 400 mil.

Acredita-se que hotéis espaciais poderão se tornar estações de férias populares em 20 anos.

No site da NASA é possível ver quando a Estação Espacial estará sobrevoando sobre sua cidade. Nesse momento ela certamente está pelo Brasil! Até 14 de agosto, podemos ter a oportunidade de enchergar a Estação.

Fiquem de olho no céu!

Informações e fotos retiradas: Do G1 (com informações do Fantástico) e site da NASA.

Nenhum comentário: